sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Venda Direta: o que é?

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Hoje atinge dimensões globais. Praticada sob formas distintas - pessoa a pessoa, "Party Plan", catálogo - presente em todo o mundo e envolvendo os mais diversos setores da economia - de produtos de limpeza a automóveis, a Venda Direta se destaca, entre outros fatores, por sua aplicabilidade e capacidade de expandir-se geograficamente.
Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais. Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional.
Para o consumidor, a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional. Para a sociedade, é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação de renda familiar e de trabalho para as minorias.
Segundo a WFDSA(World Federation of Direct Sellings Associations), que representa as maiores empresas mundiais do segmento através de suas associaçãoes nacionais, o volume de negócios de venda direta, no mundo foi de US$ 115 bilhões em 2007 e envolve 62,9 milhões de vendedores em 57 países. No Brasil, 2 milhões de vendedores diretos movimentaram R$ 18,5 bilhões em 2008, colocando o País na terceira posição mundial.
Fundada em 1978,a World federation of Direct Selling Association é uma organização voluntária, não governamental, que representa globalmente a indústria de venda direta.
RANKING 2007 - Brasil no Mundo (em milhões US$)
1º - EUA - 30,8
2º - JAPÃO - 20,3
3º - BRASIL - 9,1
Fonte: ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas

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